Matizes Escondidos

16/04/2010

Avenida Q em Belo Horizonte - Recomendação

Avenida Q

 

PS: A versão brasileira é em português. Destaque para Marilice Cosenza, incrível com sua Kate Monstra e Lucy de Vassa. Preços módicos!


Escrito por Philipe às 20h39
[] [envie esta mensagem] []



Marketing Para Ônibus - Uma Saída - Repost

Um conceito interessante e útil em economia é o de "bem inferior". Daqui: "bens inferiores são bens cuja demanda diminui quando o nível de renda do consumidor aumenta e aumenta quando o consumidor fica mais pobre". Ou seja, um bem inferior é aquele que um indivíduo tende a usar menos (mais) quanto mais rico (pobre) ele fica.

Um exemplo clássico? O ônibus.

Hoje em dia a propaganda de motos enfatiza o quanto elas são boas por permitir que as pessoas não mais dependam dos ônibus. A implicação é clara: "ei, você que pega balaio, separe uma parte do seu salário e compre uma moto em prestações a perder de vista e deixe de lado o aperto".

Assim, em um contexto como o do Brasil dos últimos anos, no qual a renda das classes mais baixas cresce rapidamente, não deve ser nada fácil fazer marketing para empresas de ônibus. Uma saída sendo explorada em Belo Horizonte é enfatizar a segurança do ônibus em relação às motos. Peças afixadas na parte de trás dos veículos divulgam estatísticas (assustadoras) referentes a acidentes com motos.  Além de mostrar o concorrente como uma alternativa menos atrativa, as empresas de ônibus ainda podem se revestir de uma certa aura de responsabilidade social.

Marketing para ônibus


Escrito por Philipe às 20h34
[] [envie esta mensagem] []


12/04/2010

Gail WIN

Em outra ocasião eu falei sobre o Gmiau, digo, Gmial.

Hoje, em outro erro de digitação, descobri o http://www.gail.com. Simpático, até.

Gail

Agora, o mais interessante é isto aqui:

Coup, eh?

Coup, é? No link apresentado, temos:

(...)

WIPO Arbitration and Mediation Center

ADMINISTRATIVE PANEL DECISION

Gail Guarulhos Indústria e Comércio Ltda. v. Kevin Watson

(...)

The Complainant is Gail Guarulhos Indústria e Comércio Ltda. (“Gail GICL”), Guarulhos, SP, Brazil, represented by Edmundo Brunner Propriedade Intelectual, Brazil.

The Respondent is Kevin Watson, La Canada-Flintridge, California, United States of America.

(...) 

The Respondent registered the domain name on April 4, 1996, named after his wife’s given name, as a birthday present for his wife. The Respondent’s wife has been commonly known by the name “Gail” for nearly 50 years 

Aparentemente, esta empresa brasileira tentou obter na marra o domínio do feliz casal americano (norte americano [estadounidense]), que foi um presente do marido para a esposa.

É o imperialismo brasileiro contra a felicidade d'um humilde casal.


Escrito por Philipe às 22h20
[] [envie esta mensagem] []



O Fantasma Ambulante e o Mito de Cassandra

Dia desses, lendo na Wikipedia sobre algum assunto que não me lembro bem qual, cheguei até um artigo que fala sobre o fantasma ambulante.

The walking ghost phase of radiation poisoning is a period of apparent health, lasting for hours or days, following a dose of 10–50 sieverts of radiation. As its name would suggest, the walking ghost phase is followed by certain death.

(...)

The phase of apparent recovery is due to the lag time of the effects of radiation poisoning to surface. While the irradiation has resulted in bone marrow destruction and death of many rapidly multiplying cells, the surface effects do not become apparent until later.

Ou seja, considerando a natureza do estrago proporcionado por uma dose grande de radiação, a pessoa pode ainda aparentar saúde por dias. Entretanto, ela já está condenada à morte, que é apenas uma questão de tempo. Já conhecia o prognóstico, mas não por essa denominação.

Lembrei então do mito de Cassandra:

Cassandra tornou-se uma jovem de magnífica beleza, devota servidora de Apolo. Foi de tal maneira dedicada que o próprio deus se apaixonou por ela e ensinou-lhe os segredos da profecia. Cassandra tornou-se uma profetisa, mas quando se negou a dormir com Apolo, ele, por vingança, lançou-lhe a maldição de que ninguém jamais viesse a acreditar nas suas profecias ou previsões. 

A impotência incapacidade de mudar algo... Bom, vejamos o que a Wikipedia em inglês diz a respeito de Cassandra:

She is a figure both of the epic tradition and of tragedy, where her combination of deep understanding and powerlessness exemplify the tragic condition of humankind. 

Adaptado a partir de uma tirinha xkcd  

Uma história triste, não acha?


Escrito por Philipe às 18h51
[] [envie esta mensagem] []


11/04/2010

Um Mundo mais Macio

Recomendação: A Softer World

Não se esqueçam de ver as notas das imagens.


Escrito por Philipe às 12h02
[] [envie esta mensagem] []



Autoscopy: you are doing it wrong

Reconhecer um parente morto não deve ser nada fácil. Especialmente um irmão. Especialmente um irmão gêmeo.

Tragédia na Rússia mata presidente polonês

Mais de uma vez encontrei alguém parecido comigo na rua e pensei: "ora, se estou aqui, não posso estar ali", apesar disso ser absurdo (não a dedução em si, mas a necessidade de fazê-la).

Não gostaria nem um pouco de estar na situação do irmão gêmeo do falecido.


Escrito por Philipe às 11h01
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
 
 
       
   
Histórico

OUTROS SITES
    A garota 100% perfeita
  Tudo o que você sempre quis saber sobre a multa nos sushis que sobraram no rodízio... mas não tinha coragem de perguntar ao amigo economista
  E-book dos ditados populares
  Dilbert Blog (Scott Adams)
  Geek Press
  A Softer World
  Blog do Mankiw
  Publicidade Positiva
  De Gustibus Non Est Disputandum
  Temas em Economia
  xkcd
  Cracked
  Demography Matters
  Homo Econometricum
  Suspensão de Juízo
  Quatroventos
  phCastro
  Muçarela
  Todos os Links - Matizes Escondidos


VOTAÇÃO
    Dê uma nota para meu blog