Matizes Escondidos

08/10/2009

Gmiau

Hoje eu digitei errado o endereço do Gmail. Em vez de clicar desesperadamente para parar o carregamento da página, eu esperei para ver o que iria aparecer. Geralmente é um site genérico e sem personalidade, com alguns anúncios sem graça. Mas em gmial.com...

Gmial

Hey – wait a minute… You’re right, this isn’t Gmail.com. You accidentally mistyped Gmial.com into your address bar. Pontos pela honestidade!...

O mais engraçado é que o nome do site é Gmial. Esses churrasquinhos de procedência duvidosa são chamados jocosamente de "filé miau", então nada mais justo que um email de procedência duvidosa seja um "Gmiau", digo, "Gmial".


Escrito por Philipe às 19h43
[] [envie esta mensagem] []



Makely Ka no Conservatório da UFMG

Dica para quem é de BH: Makely Ka no Conservatório da UFMG. Dia 20/10, às 19:30. Módicos R$10. 


Escrito por Philipe às 19h36
[] [envie esta mensagem] []


06/10/2009

Migração e Renda Per Capita

Jagdish Bhagwati, em seu livro In Defense of Globalizationdescreve a emigração como uma espécie de bem normal. Quem quer sair de seu país de origem em busca de uma vida melhor precisa possuir os recursos para tal. Afinal, é necessário transporte, custos do processo burocrático, além dos eventuais subornos, etc. Assim, Bhagwati diz que países pobres, ao enriquecer, devem aumentar sua taxa de migração negativa (emigração). Por (minha) extensão do raciocínio, os moradores de países de renda média teriam mais facilidade em poder arcar com o custo de emigrar e com isso teriam maior migração negativa do que os países pobres.

Como forma de tentar testar essa hipótese, fiz um rápido estudo com dados do World Factbook para o ano de 2009. Usando os dados de renda PPP e taxa de migração, fiz alguns gráficos de dispersão. Minha hipótese era de que países de renda média teriam taxa de migração negativa superior a de países pobres e que, quanto mais rico o país, maior a sua taxa de migração positiva. Assim, se tentássemos um ajuste polinomial de ordem 2, teríamos um gráfico em forma aproximada de parábola.

O primeiro gráfico, com 181 observações, é o seguinte:

Renda e Imigração 

O R^2 linear ficou em 0,1476 e o R^2 parabólico (polinomial de ordem 2) ficou em 0,1877. A questão é que a parábola está com sinal invertido ao que seria esperado.

Tirando os outliers de renda altíssima (Liechtenstein, Qatar, Luxemburgo e Bermuda), obtemos:

Renda e Imigração

O R^2 linear ficou em 0,1997 e o parabólico ficou em 0,2078. Sem os outliers de renda alta, o lado direito da curva se aproxima do esperado.

Se tirarmos também o Afeganistão (outlier de migração positiva, possivelmente em função do retorno de refugiados, mesmo com renda baixíssima), temos:

Renda e Imigração 

O R^2 linear é de 0,2449 e o R^2 parabólico, 0,2493.

Retirando da população as amostras com menos de um milhão de habitantes, temos (para 126 observações):

Renda e Imigração 

O R^2 linear é 0,3118 e o R^2 parabólico é de 0,3542, com apenas a metade direita da curva no sentido esperado. 

Minha impressão é de que, considerando os dados usados, a relação entre renda e migração é monotonicamente positiva, com o crescimento da renda determinando o crescimento da migração. Ficaria assim rejeitada, pelos dados, a minha hipótese acima. 

Entretando, os dados são limitados apenas ao ano de 2009. Posteriormente pretendo incluir outros anos e ver se os resultados se sustentam. 


Escrito por Philipe às 18h13
[] [envie esta mensagem] []


04/10/2009

Crianças Podem ser Malvadas... Com o Dono da Loja

Uma vez, quando eu tinha por volta de seis anos, meus pais compraram uma estante para a cozinha. Quando ela estava sendo montada, eu reparei que uma das gavetas tinha indicado o preço da estante. Rapidamente eu arrumei alguma coisa para escrever (acho que foi um pincel atômico) e rabisquei o preço que estava lá e coloquei um muito, muito maior.

Minha mãe viu a cena e perguntou, achando graça, porque eu tinha feito aquilo. Eu respondi (não lembro exatamente as palavras) que era para que depois a gente pudesse processar a loja falando que eles estariam cobrando "caro demais". 

Pois é, crianças podem aprender a regra do jogo rapidamente...


Escrito por Philipe às 16h55
[] [envie esta mensagem] []



Vik Muniz no Inimá de Paula

Altamente recomendada a exposição do Vik Muniz em Belo Horizonte, no Inimá de Paula. O artista é brilhante e a exposição está muito bem montada.


Escrito por Philipe às 16h33
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
 
 
       
   
Histórico

OUTROS SITES
    A garota 100% perfeita
  Tudo o que você sempre quis saber sobre a multa nos sushis que sobraram no rodízio... mas não tinha coragem de perguntar ao amigo economista
  E-book dos ditados populares
  Dilbert Blog (Scott Adams)
  Geek Press
  A Softer World
  Blog do Mankiw
  Publicidade Positiva
  De Gustibus Non Est Disputandum
  Temas em Economia
  xkcd
  Cracked
  Demography Matters
  Homo Econometricum
  Suspensão de Juízo
  Quatroventos
  phCastro
  Muçarela
  Todos os Links - Matizes Escondidos


VOTAÇÃO
    Dê uma nota para meu blog