Matizes Escondidos

23/05/2009

Como gravar Porta Curtas - Atualizado

Conhecem o Porta Curtas? Ele é um site muito legal, mantido pela Petrobras, que disponibiliza centenas de curtas para assistir on-line de graça, via streaming. Eu gosto muito de curtas, então me apaixonei pelo site assim que o conheci. Só havia um problema: na época (2006) eu tinha somente conexão discada, ou seja, banda estreita.

O Porta Curtas até disponibiliza para quem tem banda estreita a opção de assistir aos curtas em baixa resolução, mas mesmo assim o streaming agarra. E mesmo que não agarrasse, a qualidade de imagem é bem ruinzinha. A imagem boa mesmo é a da versão para internet banda larga. Como diria Lênin, o que fazer?

Muito simples: baixar e gravar o curta em alta resolução, para assistir depois. Em outras palavras, fazer o download do curta. Com a vantagem de que se poderia assistir o vídeo quando se quisesse, mesmo sem estar conectado, sem risco da conexão cair ou ficar agarrado (buffering...).

Como fazê-lo?

Para todos aqueles que ainda têm conexões ruins, ou são entusiastas por curtas, vamos aprender como gravar curtas do Porta-Curtas.

Passo 1: Baixe o programa HiDownload (pode ser no Super Downloads, por exemplo).

Passo 2: Instale o programa.

Passo 3: Acesse o Porta Curtas e escolha um curta para assistir como o Alguma Coisa Assim, de Esmir Filho. Clique no botão "Assistir". Alguns curtas não trazem o botão "Assistir". Esses curtas não estão disponíveis on-line, e o site apenas traz sua ficha técnica.

Porta Curtas

Passo 4: No seu primeiro acesso ao site, quando você clicar em "Assistir" o site vai perguntar qual a sua conexão. Mesmo que ela seja discada, escolha a opção de banda larga. Caso haja a opção, escolha assistir o vídeo por Windows Media.

Se o curta só está disponível em Flash, faça o seguinte (dica do leitor Diego): pegue o nome do curta, como, por exemplo, "A Invenção da Infância". Retire a acentução e substitua os espaços por underscores (_). Assim, "A Invenção da Infância" fica "a_invencao_da_infancia". Depois adicione "_dsl" ao final da seqüência, resultando, no exemplo "a_invencao_da_infancia_dsl". Substitua a sequência no endereço "mms://media.brturbo.com.br/curtas/(seqüência).wmv". No exemplo, fica mms://media.brturbo.com.br/curtas/a_invencao_da_infancia_dsl.wmv. Copie esse endereço e vá para o passo 9.

Esse procedimento é experimental, não se funciona para todos os curtas em flash, o único que achei que só está disponível em flash é o do exemplo (sugerido pelo Diego).

Passo 5: Uma janela do Windows Media Player vai se abrir. Espere o logotipo da Petrobras passar. Depois que ele passar, clique com o botão direito em cima da janela em que toca o vídeo. No menu que se abrir, clique em
"Propriedades".

Interface Windows Media Player

Passo 6: Descubra o local de onde o curta está sendo carregado. Copie e cole o endereço todo no Bloco de Notas ou editor semelhante.

Endereço

Passo 7: O nome do local deve ser algo como "http://www.portacurtas.com.br/asx/alguma_coisa_assim_dsl.asx".

Apague no editor de texto o http://www.portacurtas.com.br/asx/ do endereço, bem como o .asx. No exemplo acima, deixe apenas "alguma_coisa_assim_dsl".

Passo 8: Coloque o texto que sobrou do passo 7 na lacuna: mms://media.brturbo.com.br/curtas/(lacuna).wmv. Deve ficar algo como mms://media.brturbo.com.br/curtas/alguma_coisa_assim_dsl.wmv . Dê copiar (control+c) nesse endereço.

Passo 9: Abra o HiDownload.

Passo 10: Vá em "File", depois em "Add a URL to Download".

Passo 11: No campo URL deve aparecer o endereço que você copiou. Caso não, cole o endereço no campo URL. Marque a caixa "download immediately" e clique em OK.

Endereço no HiDownload

Depois de baixar, vá na pasta que você escolheu para baixar (o padrão é c:\hidownload) e estará lá o seu arquivo, prontinho, sem bufferings, para assistir quando quiser!

O procedimento é semelhante para todas as versões do Media Player.

Se você usa Linux, o grande ponto é só saber que o modelo de endereço do streaming é algo como mms://media.brturbo.com.br/curtas/alguma_coisa_assim_dsl.wmv. Daí é só colocar isso no seu gravador de streamings preferidos.

Algumas recomendações:

Engolervilha: mms://media.brturbo.com.br/curtas/engolervilha_dsl.wmv

A Lasanha Assassina: mms://media.brturbo.com.br/curtas/a_lasanha_dsl.wmv

Infinitamente: mms://media.brturbo.com.br/curtas/infinitamente_maio_dsl.wmv

Não é tão difícil assim. Em caso de dúvidas, use o campo de comentários...

Agradecimentos à Petrobras por manter o espaço.


Escrito por Philipe às 08h14
[] [envie esta mensagem] []


22/05/2009

Vendedor Poodle

Você entra numa loja, digamos, de roupa. Você tem planejado um gasto de, digamos, R$ x.

Um voador, digo, um vendedor, voa em sua direção assim que você passa da porta. "BOM DIA MEU NOME É RODNEI/CIRLENE POSSO AJUDÁ-LO?". Educadamente, você diz que vai chamá-lo caso precise de alguma coisa.

Aí você anda pela loja, vê que tem muita coisa boa, algumas promoções, etc. Refaz os cálculos da sua restrição orçamentária e decide que pode gastar 2x. Experimenta as peças (NOSSA FICARAM ÓTIMAS EM VOCÊ) e decide que vai levar mais coisas do que o inicialmente previsto. Não sem sacrifício, claro, mas quem garante que amanhã você vai encontrar tudo de novo? Mas como nada na vida foi ganho sem derramento de sangue*, você pede para fechar a sua compra.  

Aí o vendedor solta aquela frase cretina, maldita e sem pudor:

- É SÓ ISSO MESMO?

...

Claro, ele só quer perguntar se você precisa de mais alguma coisa. Aquele "SÓ" não quer dizer apenas, ou pouco.

Mas que dá vontade de chutar a canela dele, ah, isso dá.

Eu não sei você, mas eu prefiro o vendedor poodle.

---

 * Mentira, foi sim.


Escrito por Philipe às 18h49
[] [envie esta mensagem] []


20/05/2009

Festa Junina do Palácio das Artes

O que você vai fazer dia 10 de junho, véspera de feriado? Se você estiver em BH, que tal ir a uma festa junina superanimada?

É uma excelente pedida!


Escrito por Philipe às 21h25
[] [envie esta mensagem] []


19/05/2009

Literal Lyrics

E se a letra da música descrevesse o que, realmente, se passa no clipe? Ah, então você teria literal lyrics. Se bem executado, pode ser hilário.

 


Escrito por Philipe às 21h49
[] [envie esta mensagem] []


18/05/2009

Teste de Caráter

Dizem que, para conhecer um homem, deve-se dar poder a ele. Eu já disse que essa é uma péssima idéia, um e-mail é bem mais seguro.

Caso os hackers patrióticos da China consigam, um dia desses, derrubar a Internet, talvez você tenha de recorrer a um método mais perigoso do que o e-mail. Dê a ele um radinho ou tocador de música portátil.

Sinceramente, o que leva uma pessoa a escutar rádio dentro do cinema? 

Ou, como aconteceu comigo ontem, escutar música (ruim) no alto-falante durante uma viagem (intermunicipal) de ônibus?

Isso para mim é perversão de caráter de última espécie! Jamais confie numa pessoa dessas!

Ahhhhh

 


Escrito por Philipe às 19h20
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
 
 
       
   
Histórico

OUTROS SITES
    A garota 100% perfeita
  Tudo o que você sempre quis saber sobre a multa nos sushis que sobraram no rodízio... mas não tinha coragem de perguntar ao amigo economista
  E-book dos ditados populares
  Dilbert Blog (Scott Adams)
  Geek Press
  A Softer World
  Blog do Mankiw
  Publicidade Positiva
  De Gustibus Non Est Disputandum
  Temas em Economia
  xkcd
  Cracked
  Demography Matters
  Homo Econometricum
  Suspensão de Juízo
  Quatroventos
  phCastro
  Muçarela
  Todos os Links - Matizes Escondidos


VOTAÇÃO
    Dê uma nota para meu blog