Matizes Escondidos

06/02/2009

Protocolo de Kyoto

Talvez o taxista tenha puxado assunto. Talvez você tenha encontrado um colega de trabalho em uma loja. Talvez você tenha recebido uma ligação de um parente distante.

O fato é que depois de cumprimentar (ou depois de dar o endereço, caso do taxista), o pior acontece: o assunto acaba. Como diria Mário Quintana, amizade é quando o silência não incomoda. Mas vocês não são amigos, e o silêncio é ensurdecedor. Como diria Lênin (e esta é uma vinheta recorrente), o que fazer?

Falar de política? Arriscado. Poucas coisas suscitam tanto as paixões como a política.

E de mulher? Com a tia Dorinha? Não dá.

A solução clássica dos últimos 50 anos (pelo menos) tem sido falar do tempo. "Hoje chove". "Que calor". "Esse vento é de tempestade". Ora, todo mundo é influenciado pelo tempo, mesmo no mundo moderno. Quanto menos, pelos engarrafamentos que a chuva enseja. Resolvido!

Resolvido? Será? Infelizmente, essa está deixando de ser uma boa saída. Cada vez mais as coisas estão saindo mais ou menos assim.

- Mas aqui, que chuva a de ontem, hein?

- Pois é...

- Coisa doida.

- Sabe, faz 30 anos que eu moro aqui e nunca tinha visto uma chuva dessas. Nunca mesmo. Só pode ser o aquecimento global.

Aí o medo começa a aflorar.

- Sabe como é que é... Essse BUSH que só pensa no PETRÓLEO dele, que NEM quis assinar o Protocolo de Kyoto. SÓ PODERIA DAR NISSO MESMO. É um absurdo o que homem faz.

Você pensa em dizer que o Protocolo de Kyoto, mesmo assinado, provavelmente teria tido pouco efeito no clima atual. Será que vale a pena dizer que ainda existem céticos sérios quanto a se o aquecimento é culpa da humanidade? E o custo benefício das medidas de mitigação do aquecimento? Será que o taxista leu Bjorn Lomborg? É inútil. Nem mesmo você leu.

- EU ACHO QUE A GENTE DEVERIA VOLTAR A VIVER COMO ANTES, CADA UM CULTIVA A PRÓPRIA COMIDA, ENTENDE? ALGUÉM DEVERIA ESCREVER UMA CARTA PRO OBAMA.

É inútil. Você está perdido. A não ser que algo seja feito:

- Aqui, você acha que mulheres grávidas devem ter o direito de cometer eutanásia?

Essa frase provavelmente vai dar um curto circuito no instinto moral do seu interlocutor, por uns 5 minutos, pelo menos. É o suficiente para você sair correndo.

Não é nada bonito, mas às vezes é necessário.


Escrito por Philipe às 23h08
[] [envie esta mensagem] []


05/02/2009

Compre um banco!

Do UOL Economia de hoje, às 14:00:

Seu dia de Rothschild

Na hora eu me imaginei como um executivo do Banco do Brasil, pouco depois de adquirir o controle do Banco Votorantim, ou mesmo como um executivo do Itaú após a fusão com o Unibanco, em um talk-show:

- O que você descobriu ao comprar os bancos?

- Bom, na verdade já tínhamos todas as informações importantes. O que realmente nos surpreendeu foi a exposição ao varejo, em especial o de informática, fato que havia sido pouco detalhado antes e...

Na verdade, o UOL queria dizer "comparar os bancos". Em poucos minutos já estava corrigido o link. Bom, pelo menos você (eu) pôde (eu sei que é sem acento) se sentir um Setúbal...


Escrito por Philipe às 22h04
[] [envie esta mensagem] []


04/02/2009

Antes e Depois com Dilminha Paz e Amor

Todo mundo já falou disso... Mas só hoje que eu me dei conta do tanto a Dilma Roussef'10 mudou após a maratona de plásticas... Minha impressão é de que ela está mais sorridente também. Dilminha Paz e Amor?

Antes:

 

Por Radiobras.

Pelo Jornal O Globo

Depois:

 

 

 


Escrito por Philipe às 20h07
[] [envie esta mensagem] []


02/02/2009

Seu provedor sabota o seu torrent?

Seu provedor de internet sabota sua conexão? Puxa o tapete do seu torrent?

Descubra com o Measurement Lab! Ferramentas para diagnóstico de conexão.

Para a minha internet, o diagnóstico foi (Torrent porta 6887):

Your ISP possibly rate limits your BitTorrent downloads. In our tests a TCP download achieved minimal 372 Kbps while a BitTorrent download achieved maximal 161 Kbps.

Para as outras portas deu tudo ok. Interessante, vou olhar depois com mais tempo... 


Escrito por Philipe às 21h51
[] [envie esta mensagem] []



E livrais-nos da inflação...

Você deveria agradecer pelo Banco Central que tem! - Sua tia, sobre a política monetária brasileira.

Da Folha Online:

"Atingido pela hiperinflação, Zimbábue retira mais 12 zeros de moeda

da Efe, em Harare

O Banco Central do Zimbábue tirou nesta segunda-feira 12 zeros do dólar zimbabuano, em um desesperado esforço para estabilizar a economia do país, que tem a taxa de inflação mais alta do mundo.

Após a medida, 1 trilhão de dólares zimbabuanos valerá 1 dólar zimbabuano, anunciou o presidente do Banco Central, Gideon Gono.

Os novos bilhetes da moeda zimbabuano são agora de 1, 5, 10, 20, 50, 100 e 500 dólares, acrescentou o funcionário, que ressaltou que o corte era necessário porque os sistemas de computação utilizados pelo Estado e as empresas privadas não respondiam com adequada velocidade às operações monetárias com tantos números.

A medida acontece poucos dias depois de o ministro das Finanças, Patrick Chinamasa, autorizar as empresas locais a usar divisas estrangeiras para suas transações comerciais diárias."


Escrito por Philipe às 15h58
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
 
 
       
   
Histórico

OUTROS SITES
    A garota 100% perfeita
  Tudo o que você sempre quis saber sobre a multa nos sushis que sobraram no rodízio... mas não tinha coragem de perguntar ao amigo economista
  E-book dos ditados populares
  Dilbert Blog (Scott Adams)
  Geek Press
  A Softer World
  Blog do Mankiw
  Publicidade Positiva
  De Gustibus Non Est Disputandum
  Temas em Economia
  xkcd
  Cracked
  Demography Matters
  Homo Econometricum
  Suspensão de Juízo
  Quatroventos
  phCastro
  Muçarela
  Todos os Links - Matizes Escondidos


VOTAÇÃO
    Dê uma nota para meu blog