Matizes Escondidos

17/01/2009

Ócio Criativo

Outro dia, em um "momento meio sartreano, meio mussarela, consternado com as limitações da condição humana, eu busquei (gritei?) com o Google algo mais ou menos assim: "Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!".

Impressionantemente, o buscador retornou um número razoável de páginas. No afã de buscar clarear esse resultado inesperado, eu passei a contar o número de retornos de palavras com a seguinte fórmula: "a" + um número "x", variável, de "h". Por exemplo: ah, ahh, ahhh, ahhhh, etc."

Montei a distribuição abaixo, em escala logarítmica dos retornos do buscador, começando com um "h" depois do "a" (ah) e chegando até a + 127 "h"s. Há um certa tendência na distribuição, com uma quebra brusca em 100 "h"s.

PS: Interessante. Esse post meu é semelhante a um do Boing Boing  de 16/1/2009 em http://www.boingboing.net/2009/01/16/how-many-aaaaas-in-k.html. Entretanto, ele foi baseado em post do meu blog de 10/1/2009 (http://matizes.escondidos.zip.net/arch2009-01-04_2009-01-10.html#2009_01-10_10_17_00-8357085-0), ou seja, a minha idéia não foi copiada dele. E nem a dele da minha, creio. É que a blogosfera é tão grande, difícil não ocorrerem algumas convergências cognitivas.

TAGS: Aqui você viu primeiro! =D


Escrito por Philipe às 13h05
[] [envie esta mensagem] []


13/01/2009

Mandelbrot, o urso fractal

Este é Mandelbrot, o urso fractal. Mais em http://buttonsformouse.blogspot.com/2008/12/mandelbrot-fractal-bear.html.

Via Geek Press.


Escrito por Philipe às 21h16
[] [envie esta mensagem] []



Steven Pinker faz seu sequenciamento genético

Excelente artigo de Steven Pinker tratando sobre o que sabemos sobre a influência da genética em nossa individualidade. Resumo da ópera: embora saibamos da importância da genética em determinar características individuais, o conhecimento sobre o papel de genes específicos (ou mesmo como se dá a contribuição deles) é mínimo. O artigo é ilustrado com o sequenciamento genético de Pinker, que ilustra o potencial e as (muitas) limitações do estado atual do conhecimento sobre o assunto.

Boa leitura.  


Escrito por Philipe às 21h00
[] [envie esta mensagem] []


12/01/2009

Flertando com o Perigo

Flertando com o perigo:

Cuidado ao contratar esse tipo de serviço. Segundo o Google:

Embora algumas empresas de consultoria legítimas possam melhorar o fluxo e o conteúdo do seu site, outras empregam táticas enganosas como tentativa de ludibriar os mecanismos de pesquisa. Tenha cuidado. Se o seu domínio estiver associado a um desses serviços enganosos, ele vai poder ser banido do nosso índice. 

Pois é, digamos que ter o seu domínio banido do Google não é exatamente a melhor maneira de divulgar sua marca. 

"- Minino, tira esse anúncio daí que se o Google te pegar você tá ferrado." - Sua tia dando conselhos para o sucesso no século XXI.

 


Escrito por Philipe às 18h16
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
 
 
       
   
Histórico

OUTROS SITES
    A garota 100% perfeita
  Tudo o que você sempre quis saber sobre a multa nos sushis que sobraram no rodízio... mas não tinha coragem de perguntar ao amigo economista
  E-book dos ditados populares
  Dilbert Blog (Scott Adams)
  Geek Press
  A Softer World
  Blog do Mankiw
  Publicidade Positiva
  De Gustibus Non Est Disputandum
  Temas em Economia
  xkcd
  Cracked
  Demography Matters
  Homo Econometricum
  Suspensão de Juízo
  Quatroventos
  phCastro
  Muçarela
  Todos os Links - Matizes Escondidos


VOTAÇÃO
    Dê uma nota para meu blog