Matizes Escondidos

26/12/2008

Cancelamento de ruído - Sony MDR NC6 e Philips SBC HN110.

Algo que sempre me chamou a atenção são os fones de ouvido com cancelamento de ruído. Para quem não conhece, são fones dotados de um microfone que capta o ruído ambiente e que enviam, juntamente com a música, uma onda que busca diminuir ou anular, na percepção do ouvinte, barulhos indesejáveis. Assim, é como se o fone enviasse um anti-som juntamente com a música, com o intuito de se isolar acusticamente do ambiente.

A maioria desses fones é pensada para atender ao público que voa freqüentemente, tanto que eles geralmente vêm com adaptadores para os diferentes conectores de avião. Embora eu não voe freqüentemente, sempre quis ter um fone desses. Parte curiosidade, parte audiofilia mesmo. No final da história eu acabei comprando dois, para escutar música no computador. Vou fazer uma resenha deles aqui. São eles:

Sony MDR NC6

 

É um fone bonito. Chama a atenção, tem linhas leves e modernas.

O fone tem uma construção relativamente frágil. A tiara é resistente, mas o fio é um pouco fino (e curto) demais. Além disso, o plugue também me parece pouco resistente. Um convite ao mau-contato, que é um dos piores companheiros do audiófilo. Os fones não têm como ser abertos para reparos, então se o fio der problema, tchau.

Vem com um adaptador P2 para P10 e um adaptador para uso em avião. Acompanha uma bolsinha também. O estranho é que o fone não cabe nela.

Os fones são forrados com espuma, que cobrem mas não envolvem a orelha. São um pouco pequenos: se a orelha for muito grande, creio que poderá não cobri-la toda.  A pilha fica em um compartimento na tiara, logo acima de um dos fones.

Pode ser usado com ou sem cancelamento de ruído. O som (com ou sem cancelamento) é forte e com bons graves. Os alto-falantes são possantes e de boa qualidade. Quando o cancelamento está ligado, ouve-se um pequeno ruído, o que é normal. Quando se escuta música, o ruído fica escondido e não chega a ser percebido.

Quanto ao cancelamento de ruído: funciona bem. Moro em um lugar onde passam muitos ônibus e carros, o que redunda num certo ruído de fundo grave e difuso. Quando se liga o cancelamento, parece que se ficou surdo (como quando se coloca abafadores de ruído). O ruído de fundo é bem atenuado. Entretanto, como é comum, o cancelamento de ruído funciona melhor em freqüências baixas e médias. Assim, certos sons, incluindo voz humana, são pouco afetados. Creio que para quem anda de ônibus, seja uma mão na roda. Ah, esconde bem o som de coolers de computadores. Para lugares muito calmos, o ruído introduzido pelo cancelamento é superior ao ruído cancelado, o que justifica seu uso com a função desligada (ou ainda o uso de um fone convencional, mais barato).

Um problema é que a pilha, da forma como foi colocada, acaba por pesar um pouco. Não sei se é apenas comigo, mas após 30 minutos de uso, minha orelha começa a doer onde passam as hastes do meu óculos. Creio que não seria um problema se não usasse óculos. Desde que passei a usá-lo bem aberto (como se eu tivesse uma cabeça maior), passei a aguentar ficar mais tempo com ele sem doer.

RESUMO: Excelente som, o cancelamento é bom, mas o conforto fica um pouco a desejar se você usa óculos. Tanto que acabei por comprar um outro fone para ser meu principal.

PREÇO: +- R$ 130.

 

Philips SBC HN110 

 

 

Também é um fone bonito. Entretanto, é bem grande.

O fone tem uma boa construção, só a tiara que é um pouco fina, parece frágil. O fio e o plugue são OK.

Vem com um adaptador P2 para P10 e um adaptador para uso em avião. Vem uma com uma bolsinha também. Interessante que o fone não cabe na bolsinha, assim como aconteceu com o fone Sony...

Os fones são grandes, envolvem toda a orelha.  Interessante que, cobrindo a orelha, oferecem um bom cancelamento passivo de ruídos: é como se ele funcionasse como um abafador. A pilha fica dentro de um dos fones. Não chega a pesar da forma em que foi colocada.

Pode ser usado com ou sem cancelamento de ruído. O som (com ou sem cancelamento) deve um pouco nos graves. O som, entretanto, não é ruim. Quando o cancelamento está ligado, ouve-se um pequeno ruído, o que é normal. Quando se escuta música, o ruído fica escondido e não chega a ser percebido.

Quanto ao cancelamento de ruído: funciona bem, mas demora-se a perceber. É que, como o fone tem um bom cancelamento passivo, a parte de achar que ficou surdo acontece quando se coloca os fones, antes de se ligar o cancelamento de ruído. Assim, a contribuição do cancelamento ativo de ruído parece menor. Mas ela está lá. Prestando atenção, o cancelamento de ruído ativo funciona muito bem. Como dito, o cancelamento funciona melhor para ruídos na faixa dos graves e médios.

Pode ser usado por um longo período sem que se canse dele. Embora grande, fica muito bem alojado na cabeça. Pode-se colocá-lo e esquecer da vida.

RESUMO: Excelente cancelamento e conforto dez. O som, embora não seja perfeito, é bem melhor do que a da maioria dos fones que se vê por aí.

PREÇO: +- R$ 180.

Conclusão: Fones com cancelamento de ruído não se justificam em lugares sem... ruído. Mas se você mora numa cidade barulhenta ou anda de ônibus ou avião, valem bem a pena. Se você não usa óculos, o fone Sony MDR NC6 é uma boa. Já se você usa óculos ou costuma escutar música por horas a fio, recomendo o Philips SBC HN110.


Escrito por Philipe às 12h47
[] [envie esta mensagem] []


24/12/2008

Concorrência Monopolística

Dica do De Gustibus: propagandas brasileiras antigas.

Uma que me chamou a atenção foi esta aqui:

 

De qualquer forma, na minha opinião uma propaganda completamente descarada é melhor do que uma propaganda disfarçada, pois a última pode ser descoberta, com todas suas repercussões negativas.


Escrito por Philipe às 18h47
[] [envie esta mensagem] []


22/12/2008

Coisas do Mercado Livre

Coisas que se acha no Mercado Livre:

Bonecos Premobiu. Absurdo. Todo mundo sabe que é "Preimobiu".

Preimobiu

Porta Caneta - Ponha a caneta no "bumbum" que ele grita:

 Porta Caneta - Ponha a caneta no bumbum que grita - ???

 

 


Escrito por Philipe às 22h14
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
 
 
       
   
Histórico

OUTROS SITES
    A garota 100% perfeita
  Tudo o que você sempre quis saber sobre a multa nos sushis que sobraram no rodízio... mas não tinha coragem de perguntar ao amigo economista
  E-book dos ditados populares
  Dilbert Blog (Scott Adams)
  Geek Press
  A Softer World
  Blog do Mankiw
  Publicidade Positiva
  De Gustibus Non Est Disputandum
  Temas em Economia
  xkcd
  Cracked
  Demography Matters
  Homo Econometricum
  Suspensão de Juízo
  Quatroventos
  phCastro
  Muçarela
  Todos os Links - Matizes Escondidos


VOTAÇÃO
    Dê uma nota para meu blog