Matizes Escondidos

09/08/2008

Apenas R$ 88,88!

Quando algo realmente custar R$ 88,88, ninguém vai levar a sério... Sabe, tipo aquelas etiquetas que você tem que rabiscar com a caneta para marcar o preço.


Escrito por Philipe às 21h27
[] [envie esta mensagem] []



Guerra convencional

Beira o inacreditável. Em pleno século XXI, uma guerra convencional entre dois Estados relativamente modernos. Creio que nem mesmo os analistas de plantão poderiam ter previsto algo assim. Seria a uma reação desproporcional da Rússia um ato irracional? Ou seria de seu interesse passar a aparência de ser irracional?

Estudo de caso interessante para a turma de Relacões Internacionais que gosta de Teoria dos Jogos. 


Escrito por Philipe às 21h18
[] [envie esta mensagem] []


07/08/2008

One way only


Escrito por Philipe às 18h27
[] [envie esta mensagem] []


06/08/2008

Software é programa?

Programa e software são, em português, sinônimos. Por exemplo, "eu desenvolvo software" ou então "eu faço programas". Ops.

De qualquer forma, parece que aqui o pessoal se atrapalhou: o título da matéria é "Secretaria lança software para capacitação em gestão". Que bacana! Lendo a reportagem, porém, se percebe que o que aconteceu é que lançaram um programa para capacitação de gestão em software:

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) lançou, nesta terça-feira (5), durante seminário em Belo Horizonte, o Programa de Capacitação em Gestão da Competência (PCGC), voltado para executivos de empresas mineiras do setor de software.

Ou seja, o que foi lançado foi um programa (no sentido de ações humanas coordenadas) e não um software (conjunto de algoritmos executáveis por máquina). Confundiram uma coisa com o outra, e o título saiu enganado.

Hehehe! Acontece. De qualquer forma, o pessoal do Agência Minas faz um excelente serviço.

PS: O pessoal já arrumou. Será que alguém viu o meu alerta?


Escrito por Philipe às 09h00
[] [envie esta mensagem] []


04/08/2008

Morre Solzhenitsyn

Morreu hoje o escritor russo Aleksandr Solzhenitsyn, autor do célebre "Arquipélago Gulag". Fiquei sabendo pelo De Gustibus, pois nenhum dos portais que eu vi hoje deu o devido destaque à notícia. Com tal fato em mente, procurei ver quais são os destaques dos principais portais brasileiros, no momento em que escrevo:

UOL - "Soninha defende pedágios em São Paulo". A morte de Solzhenitsyn é mencionada no canto inferior da página.

Terra - "Bovespa cai 3%". Não menciona Solzhenitsyn.

Yahoo! Brasil - "Autor de 'A Favorita' promete revelar quem é o assassino de Marcelo esta semana". Não menciona Solzhenitsyn.

MSN Brasil: O site é tão confuso que é difícil saber qual é o destaque. Não menciona Solzhenitsyn.

É por isso que eu leio o IHT.com: o falecimento de Solzhenitsyn é a manchete principal, com foto grande. O fato do jornal ser direcionado à publicação (e ao público) internacional explica o destaque dado. Mas a ausência nos principais portais brasileiros é triste, muito triste. Se a mídia é um produto a ser oferecido ao mercado, é de se esperar que os grupos por ela responsáveis ofertem o que quer o público. Parece que o público brasileiro está um pouco, para usar a palavra do discurso hegemônico (que é o da esquerda), "alienado"...


Escrito por Philipe às 14h10
[] [envie esta mensagem] []


03/08/2008

Clique aqui para ver as fotos da nossa festa

Em tecnologia, engenharia social é um conjunto de técnicas utilizadas para tentar enganar usuários e administradores de sistema, utilizando-se, por exemplo, de mensagens aparentemente confiáveis.

Não sei se existe um livro-texto sobre engenharia social (nunca li o livro do Mitnick), mas uma boa regra número um seria: seja crível. Por exemplo, a mensagem abaixo é muito estranha: mal formatada, usa construções estranhas e tem erro de ortografia.

Spam, vírus e erros de engenharia (social)

Que dia iria o YouTube descobrir o seu nome em um vídeo, mero mortal? E, mesmo identificado, iria ele mandar um e-mail avisando? E um e-mail mal formatado?

O ponto é: mesmo mensagens assim pegam um número razoável de pessoas. Pequenas melhorias poderiam aumentar, ainda mais, o poder de persuasão desses artifícios, o que não seria desejável do ponto de vista individual. Do ponto de vista do fraudador, a questão é o motivo desses pequenos ajustes não seren feitos, visto que o seu pay-off provavelmente seria muito vantajoso.

Eu, claro, não estou imune à fraude on-line. Mas esse tipo de ataque aí em cima é muito grosseiro.

Leia algo parecido aqui.


Escrito por Philipe às 12h16
[] [envie esta mensagem] []



Arte ASCII não é OCR

Existe uma classe softwares, como o ASCII Generator, que funciona de maneira interessante: eles analisam uma foto e, com dados como luminosidade da imagem, a transformam em texto puro, caracteres mesmo. Algo do tipo:

Foto original:

Foto transformada em ASCII (em zoom de 50%):

Detalhe em tamanho original da foto em ASCII (olhos):

Eu sempre achei esse tipo de programa altamente divertido, e dá para fazer coisas bem mais legais do que se vê por aí. Ontem eu me perguntei se esse tipo de programa também conseguiria fazer OCR, ou seja, deduzir o texto de uma imagem, e transformá-lo em algum modelo editável.

Meu experimento: criei a imagem abaixo, com a mesma fonte e o mesmo tamanho que o meu ASCII Generator usa.

Usei o software para tentar extrair o texto da imagem, usando uma contagem de caracteres semelhante ao do texto (convertido em imagem) original. O resultado?

":Sri; ;0 XS.r7; 2;;27 ra;X02 ar,7rr,S7r,


,Za72 XM 2S;r20 Zi;2r 7BB2M0 M8.ZZ2,27X:

., . : ir.S :;r,;;S 2 .., , . . : . , "

Ou seja, software de arte ASCII são péssimos OCR, quase tão ruins quanto o OCR que veio com o meu antigo Scanner Genius. O que, claro, não é supresa para ninguém, dada a complexidade de um OCR.


Escrito por Philipe às 07h42
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
 
 
       
   
Histórico

OUTROS SITES
    A garota 100% perfeita
  Tudo o que você sempre quis saber sobre a multa nos sushis que sobraram no rodízio... mas não tinha coragem de perguntar ao amigo economista
  E-book dos ditados populares
  Dilbert Blog (Scott Adams)
  Geek Press
  A Softer World
  Blog do Mankiw
  Publicidade Positiva
  De Gustibus Non Est Disputandum
  Temas em Economia
  xkcd
  Cracked
  Demography Matters
  Homo Econometricum
  Suspensão de Juízo
  Quatroventos
  phCastro
  Muçarela
  Todos os Links - Matizes Escondidos


VOTAÇÃO
    Dê uma nota para meu blog