Matizes Escondidos

03/05/2008

O guardião universal?

Um filmezinho que eu acho que teve menos repercussão do que merecia até agora é este aqui, do Milton Terrorista, Cabeça de Ferro. É um dos mais insólitos que eu já vi... Eu achava que era fake até o momento em que o sangue, literalmente, escorreu.

É um pouco forte, mas vale a pena ver. Bizarro não, é trizarro...


Escrito por Philipe às 20h22
[] [envie esta mensagem] []


02/05/2008

Athlon X2 pricing US$ per PR

Outro dia eu comentei sobre como era difícil às vezes traduizir certas coisas para o potuguês. O meu exemplo foi o do "budget-conscious users", traduzido como "usuários conscientes do orçamento".

Bom, o contrário do "usuário consciente do orçamento" é o "entusiasta". O entusiasta (termo usado principalmente em computação) é aquele usuário que está disposto a pagar quase qualquer preço oara ter um equioamento de última geração. Muitos lançamentos de componentes tem custo-benefício discutível, sendo muito mais caros que as linhas atuais e oferecendo apenas um ganho pequeno de desempenho. Para quem eles são direcionados? Para o entusiasta!

Para dar alguma substância a essa argumentação, eu peguei os preços (no site) da linha Athlon X2 de processadores da AMD. Eles são classificados em Performance Rating (PR), uma medida de desempenho desenvoldida pela empresa. Os componentes da tabela aqui vão de 4800 a 6400 PR.  O que eu fiz foi dividir o preço dos componentes pelo seu PR. A tabela resultante é a seguinte:

Custo/Benefício - Athlon X2 - 2008

Como os processadores são de plataformas parecidas, o seu custo de produção é semelhante. Entretanto, o preço de cada PR é cada vez maior. Ou seja, você realmente quer comprar o componente de última linha agora? Não aguenta esperar mais seis meses até ele ficar mainstream? Tudo bem, ele está aqui, mas como você é impaciente, temos um precinho bacana para você...


Escrito por Philipe às 07h59
[] [envie esta mensagem] []


30/04/2008

Enlarge your city?

Eu escrevi outro dia sobre como os mineiros acham que são subestimados em importância em comparação com o eixo Rio-Pão Paulo. Por curiosidade, eu resolvi comparar o tamanho da mancha urbana das três capitais, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. As imagens são do Google Earth, retiradas a 162 km de altitude.

São Paulo (19 milhões de habitantes):

Rio de Janeiro (11 milhões de habitantes):

Belo Horizonte (5 milhões de habitantes e melhor qualidade de vida da América Latina, segundo a UN Population Crisis Committee):

Eu até queria colocar Tóquio aqui para comparar, mas dado o tamanho descomunal da mancha urbana ficaria difícil de inserir. Como visto acima, a mancha de BH é menor que a do Rio, e bem menor que a de São Paulo, o que já seria esperado, dada a diferença de população.


Escrito por Philipe às 17h29
[] [envie esta mensagem] []


29/04/2008

E-distopia

- Pois é, pessoal. Nesses últimos dias eu não escrevi nada que prestasse aqui no blog... Mas é algo de conjuntura, acho que em breve... Ei, quem é você?

- Eu vim conversar exatamente a respeito da subprodução deste sítio internético.

- Como assim?

- Caríssimo Philipe, acreditamos que o uso que você faz do seu blogue não é o melhor possível. Os posts andam poucos, e frequentemente são pouco relevantes. Provavelmente um outro blogueiro faria melhor uso do espaço que lhe é disponibilizado.

- Isso é ridículo.

- Rídiculo? Como assim, ridículo? Você escreve sobre assuntos levemente engraçados ou irônicos, enquanto milhares de crianças dormem na rua mundo afora (nenhuma delas é cubana). Você acha isso divertido? Você acha que trocadilhos baratos e posts deliberadamente enchedores de linguiça mudarão a realidade? Isso é divertido? Onde está a preocupação social?

- Vocês querem desapropriar o meu blog?

- Ora, quem desapropria, antes de tudo, é quem detém a propriedade. Ora, se você tem algo, alguém deixou de tê-la. Não existe almoço grátis, não é assim que vocês gostam de dizer? E desapropriar é uma palavra forte. Estaremos apenas fazendo melhor uso de um recurso que lhe foi disponibilizado e não cumpriu sua função social.

- Calma aí. Até pode ser feita uma defesa de redistribuição de alguns recursos, como a terra, uma vez que esses são recursos fixados, dados. Não que essa redistribuição seja moral ou recomendável, apenas que pode ser defensável em certos aspectos. Mas de um site? É ridículo! Qualquer um pode começar um blog! O custo marginal de um blog é praticamente zero!

- A questão é que um blog já estabelecido já tem um certo público, e uma certa relevância no mecanismo de pesquisa do Gugol. Esses são recursos difíceis de se criar do nada. É preciso disponibilizá-los para a coletividade.

- Mas qualquer um pode entrar na $%$#¨ do blog e ler o que estiver escrito!

- Mas os assuntos tratados beiram o apologismo burguês. Não basta zombar ou criticar o mundo, é preciso transformá-lo. Seu blog está agora sob vigilância. Caso a produção não alcance seu potencial social, você pode ser convidado a ceder o sítio internético. Em caso de recalcitrância, você poderá ser enviado para o e-gulag, seu e-kulak.

PS: O autor desse blog é pelo social, contra a pobreza, o sexismo e o analfabetismo.


Escrito por Philipe às 21h37
[] [envie esta mensagem] []


28/04/2008

XX Century Fox. Muito século passado...

Ao contrário de você, eu não tinha antena parabólica (dessa convencional) até o outro dia. Talvez pelo relativo desinteresse da minha família em assistir TV (salvo o jornal da hora do almoço e do jantar e o eventual jogo de futebol do meu pai), nunca tínhamos nos preocupado em adquirir uma.

Até que um dia desses, no alvorecer da TV digital, uma foi instalada lá em casa. Até então, eu não me lembrava de ter visto propaganda de antena parabólica na TV. Foi só instalar uma, porém, que essas passaram a pipocar: parece que os únicos canais a fazer propaganda dessas antenas são os das próprias antenas.

Estranho, não? Alguém aí que tem antena parabólica desde sempre poderia me explicar? Talvez os canais que me são disponibilizados via parabólica sejam abertos (antena convencional) em outra região do país.

Me ajude, Ariclenes!

Ariclenes


Escrito por Philipe às 20h07
[] [envie esta mensagem] []



Preonasmo

Ops! Será que quem colocou a notícia no ar estava deprimido? Brincadeirinha... Erros acontecem...

Do portal Uai, ontem:

Dica do Rafael "Cabelo" Oliveira, do BH Eventos.


Escrito por Philipe às 16h29
[] [envie esta mensagem] []


27/04/2008

Leve a experiência visual a um novo patamar com as soluções de Nvidia

É sempre interessante ver comoo pessoal que faz traduções e adaptações de línguas e costumes estrangeiros para a língua pátria. Eu falo com alguma propriedade, faço algumas traduções informais para amigos e colegas, e durante um tempo traduzi artigos e notícias para o site Metalclube.

Eu peguei no site de uma loja de computadores o seguinte trecho, falando de um pend drive :"O DataTraveler da Kingston ajuda os usuários conscientes do orçamento a romperem barreiras de armazenamento, permitindo a você guardar e deslocar arquivos num dispositivo do tamanho de um canivete."

Opa, "usuário consciente do orçamento"? Faz sentido (leia-se "pobre" ou "mão-de-vaca"), mas não é uma expressão comum ou corrente em português. Procurando no Google, achei o trecho original:

"The DataTraveler® from Kingston Technology® helps budget-conscious users break storage barriers, allowing them to easily store and move large files in a device no bigger than a pocketknife."

Pois é... O inglês é cheio de expressões que não se dão a traduções fáceis, o que, claro, acontece com todas as línguas. Mas como o inglês é a lingua franca dos dias de hoje, é com ela que as coisas acontecem.


Escrito por Philipe às 12h33
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
 
 
       
   
Histórico

OUTROS SITES
    A garota 100% perfeita
  Tudo o que você sempre quis saber sobre a multa nos sushis que sobraram no rodízio... mas não tinha coragem de perguntar ao amigo economista
  E-book dos ditados populares
  Dilbert Blog (Scott Adams)
  Geek Press
  A Softer World
  Blog do Mankiw
  Publicidade Positiva
  De Gustibus Non Est Disputandum
  Temas em Economia
  xkcd
  Cracked
  Demography Matters
  Homo Econometricum
  Suspensão de Juízo
  Quatroventos
  phCastro
  Muçarela
  Todos os Links - Matizes Escondidos


VOTAÇÃO
    Dê uma nota para meu blog