Matizes Escondidos

25/04/2008

Riscos

Risco nuclear

Outro dia eu vi uma menina com uma camisa com o símbolo de radiação, e não era uma camisa de curso de radiologia. Era uma camisa genérica, sem mensagem escrita. Pois é, o símbolo de risco radiológico já é praticamente pop. Se você encontrar um cilindro lacrado com uma bolinha e três pétalas, há uma boa chance que você não vai quebrá-lo a marteladas (vinte anos depois, é o que espero...).

Mas, e quanto ao símbolo de risco biológico? Você sabe qual é? Este também não é tão difícil assim, tem inclusive uma banda de nome Biohazard.

Risco biológico

Já o de risco químico é quase desconhecido, talvez por estar primariamente associado a armas químicas, das quais pouco ouvimos falar:

Risco químico


Escrito por Philipe às 21h08
[] [envie esta mensagem] []


23/04/2008

Terremoto Já!

Não sei é todo mundo que tem essa opinião, mas eu creio que o mineiro é, de todos os brasileiros, aquele que mais se ressente da supremacia do eixo Rio-São Paulo. Sério, talvez só o baiano ou o gaúcho chegue perto nessa matéria. Minas é o terceiro estado do país em PIB absoluto (um bocado atrás do Rio de Janeiro e beeem atrás de São Paulo), mas, na opinião do mineiro típico, recebe bem menos atenção do que essa posição de destaque na economia brasileira lhe franquearia.

Assim, nada deixa o mineiro mais furioso do que quando um evento ocorre no Rio e em São Paulo, mas não em Minas. Shows de grandes bandas estrangeiras, exposições de arte, congressos profissionais, fica a seu gosto. Se tem no eixo, mas não em Minas, pode apostar que tem um mineiro se roendo por dentro, talvez reclamando com o taxista ou com o dono do açougue.

Se você ligar a TV hoje, boa parte das notícias é a respeito do evento sísmico de ontem. Mais um evento que passa pelo eixo Rio-São Paulo, mas deixa Minas de fora. Isso é bom? Isso é justo?

É nesse afã, e coerente com o espírito de trazer Minas de volta à frente do palco nacional, que eu proponho a campanha "Terremoto Já!". Tremor de terra só no eixo Rio-São Paulo? Neca! E o resto do país? E o pacto federativo?

Por isso, amigo mineiro, faça já a sua faixa e se junte ao movimento "Terremoto Já"!

É para sacudir esse país!

Espaçador

OBS: Terremotos são eventos potencialmente catastróficos, com perda de vidas e patrimônio. Caso algum leitor se sinta ofendido com a suposta campanha acima, antecipo desculpas.


Escrito por Philipe às 19h43
[] [envie esta mensagem] []


21/04/2008

Bossy Phil

O governo de Minas Gerais criou um 2005 um site em que disponibiliza diversas estatísticas a respeito do estado. Estão lá dados sobre IDH, PIB e todos os suspeitos usuais. É o www.datagerais.mg.gov.br.

Quando eu entrei pela primeira vez no site (isso em 2005), uma das coisas em que eu reparei foi que, na enquete que o site exibia, tínhamos um coloquialismo de internet. O site perguntava ao usuário o que "vc acha" do sistema de consultas.

Ora, colocar um "vc" em um blog é uma coisa. Em um portal público, é outra coisa, completamente diferente. Eu tinha certeza, entretanto, que era só um vício de digitação, do webdesigner, e que em um ou dois dias a enquete estaria com o português padrão que tanto rezamos.

Muito para minha surpresa, três anos depois (hoje, 21/4/2008), o bendito "vc" ainda está lá no site... Três anos! Não sei o que é pior: se o administrador do site não viu o erro, se ele viu e não fez nada, ou se acha que usar uma gíria de internet num site do governo é aceitável...

Caso o erro ficasse alguns dias ou semanas, seria o caso de puxar a orelha do webdesigner. Depois de tanto tento, creio que seria adequado chamar o gerente ou administrador do site às responsabilidades.


Escrito por Philipe às 10h30
[] [envie esta mensagem] []


20/04/2008

A difícil vida do cético

O fato de tanto o ciclo da Lua quanto o ciclo menstrual da mulher terem 28 dias complica um pouco a vida dos céticos, como eu.

Essa igualdade pode ser utilizada para explicar atitudes bem razoáveis:

- É melhor pescar nesta Lua, porque fica mais fácil pegar os peixes.

- Não sei, não. Essa coisa de Lua influencia mesmo?

- Eu também não entendo bem. Pode ser que os peixes usem a luz da Lua para se orientar e se organizar, não sei. Sabe como é, o ciclo da Lua tem 28 dias, e o da mulher também. Coincidência?

Ou então atitudes menos razoáveis:

- É melhor cortar cabelo naquela Lua, o cabelo fica mais forte.

- Isso faz algum sentido?

- Claro que sim, é o poder da Lua. Sabe como é, o ciclo da Lua tem 28 dias, e o da mulher também. Coincidência?

Alguns o usam para atitudes nada razoáveis:

- Beira o inacreditável acreditar que os atentados de 11 de setembro foram pensados pela inteligência israelense e realizada por militares americanos.

- Ah, é? Sabe como é, o ciclo da Lua tem 28 dias, e o da mulher também. Coincidência? COINCIDÊNCIA? COINCIDÊNCIA?


Escrito por Philipe às 16h44
[] [envie esta mensagem] []



É difícil, mas não deixa de ser tosco.

Um paciente se consulta com o médico. Ele tem dor de cabeça, dor de barriga, insônia e inchaço no dedão. O médico vai e recomenda que ele tome um remédio. O paciente vai e compra o tal remédio, só que ele compra o de tarja amarela. Ele toma o remédio e todos os sintomas melhora um pouco, mas nenhum fica curado. Sabe por quê? É porque o remédio é do Laboratório Medley.

Essa foi tosca.


Escrito por Philipe às 16h35
[] [envie esta mensagem] []



Gaming the game

Outro dia eu estava navegando no site da drogaria Onofre em Casa. Impressionantemente, o site parecia adivinhar o que eu estava precisando: toda vez que eu procurava algum produto, ele aparecia no título da janela do browser:

Eu fiquei curioso e comecei a pensar: teriam eles feito um site hipercuidadoso e trabalhoso, que buscaria os produtos disponíveis e o listaria na barra de título? Ou teriam feito uma implementação mais simples, colocando qualquer coisa que você procurasse no título? A segunda opção traria consigo alguns riscos...


Escrito por Philipe às 16h24
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
 
 
       
   
Histórico

OUTROS SITES
    A garota 100% perfeita
  Tudo o que você sempre quis saber sobre a multa nos sushis que sobraram no rodízio... mas não tinha coragem de perguntar ao amigo economista
  E-book dos ditados populares
  Dilbert Blog (Scott Adams)
  Geek Press
  A Softer World
  Blog do Mankiw
  Publicidade Positiva
  De Gustibus Non Est Disputandum
  Temas em Economia
  xkcd
  Cracked
  Demography Matters
  Homo Econometricum
  Suspensão de Juízo
  Quatroventos
  phCastro
  Muçarela
  Todos os Links - Matizes Escondidos


VOTAÇÃO
    Dê uma nota para meu blog