Matizes Escondidos

14/12/2007

Humbling Moment #1

Há muitos anos, havia dois cachorros na casa da minha vó. Eles viviam presos, o dia inteiro, todos os dias.

Aliás, essa é uma coisa que me mata de raiva: pegar cachorro para deixar preso. Ora, cachorros precisam de exercício. Se não se pode dar uma boa qualidade de vida a eles, por que assumir a responsabilidade de criá-los?

Ok, deixemos o momento PETA para depois. O fato é que eu achava (e eu era criança) bem inapropriados os nomes dos cachorros : um se chamava "Roma-9" e o outro, pasmem, se chamava "Cão Ninja".

Mesmo sendo novo, eu achava muito bobo colocar um nome de robô (Roma-9) e outro de desenho animado (Cão Ninja), nos cachorros.

Tempos mais tarde eu fui descobrir que o nome dos cachorros era "Romanov" (da dinastia russa) e "Caniggia" (o jogador argentino). Aí eu passei por um dos meus primeiros humbling moments... O bobo era eu, não quem deu nome aos cachorros...

Mas pior mesmo foi o Igor, que até os dezessete anos de idade, pensava que água sanitária era aquele água que fica no vaso, quando você dá descarga. (!!!)

Haja garrafa de Cândida!


Escrito por Philipe às 23h02
[] [envie esta mensagem] []


13/12/2007

TDP - Total Dilbert Productivity

Comentário interessante sobre como mudanças na estrutura organizacional nos EUA poderiam explicar, em parte, a aceleração recente no crescimento da produtividade daquele país pode ser lido em http://www.voxeu.org/index.php?q=node/775

Será que todos os anos de material Dilbertiano serviram para alguma coisa?

Scott Adam, the Dilbert Principle:

ON DOWNSIZING
After all the bright people fled, companies realized they had to make downsizing sound like more of a positive development to keep morale high. This was accomplished through a creative process of inventing happier-sounding phrases that all meant essentially the same thing. 'You're fired' (1980); 'You're laid off' (1985); 'You're downsized' (1990); 'You're rightsized' (1995). You'll see the following phrases used during the next five years: 'You're happysized'; 'You're splendidsized'; 'You're orgasmsized!'


Escrito por Philipe às 15h33
[] [envie esta mensagem] []


12/12/2007

Tucanaram o sushi

Hoje eu estava no supermercado quando notei algo diferente na prateleira. Era um pacote de arroz e uma série chamada "arroz do mundo". O grão em questão (evitei usar a palavra 'arroz' pela terceira vez no texto, mas... opa! acabei de usar, droga.) era de uma variante tradicional na culinária japonesa.

Como de costume, o verso do pacote tinha uma receita, neste caso uma receita de arroz para sushi. No final do texto, a receita recomendava que, devido aos ingredientes utilizados, era melhor evitar comer o preparado puro, reservando-o para "preparações frias moldadas de arroz".

Opa, "preparações frias moldadas de arroz"? Como diria o Zé Simão, tucanaram o sushi! Rarararará! Hoje, só amanhã!

Falando em sushi, vocês já viram isto aqui?


Escrito por Philipe às 21h34
[] [envie esta mensagem] []


11/12/2007

Lenda Urbana do fim do Portal Domínio Público

Já há algum tempo circula na Internet um email dizendo que o portal Domínio Público, que disponibiliza conteúdo de hum... domínio público para os internautas, iria fechar devido a um suposto baixo número de acessos.

Geralmente eu nem ligo muito para essas coisas que vêm por email, acho que tenho fato para detectar lenda urbana. Mas, quando gente educada como o Igor, do Quatroventos, começam a circular essas desinformações, algo tem que ser feito!

Mandei o seguinte email para o Portal, ontem à noite:

"Bom dia, senhores. Gosto muito do Portal Domínio Público, acho que ele faz um importante papel em divulgar obras clássicas da literatura, da música, etc. É com temor, portanto, que recebi em meu email mensagem dizendo que o Portal, por causa de uma suposta pequena quantidade de acessos, pode ter suas atividades encerradas. Tal informação procede?
Abraço!"

Hoje de manhã (rápido, não?), recebi a seguinte resposta:

"Prezado Philipe,

Agradecemos o contato.
Informamos que é falsa a notícia veiculada na internet e na mídia em geral sobre a possibilidade de desativação deste Portal, por suposto motivo de falta de acesso.

Atenciosamente,
Lídia Hubert."

Ora, quem iniciou tal lenda tinha o objetivo de divulgar o Portal, o que me parece legítimo. Mas aumentar a quantidade de ruído na Internet (que já é elevado), é ruim.

Peço que, se alguém receber esse email, por favor mande o link deste post (http://matizes.escondidos.zip.net/arch2007-12-09_2007-12-15.html#2007_12-11_12_12_13-8357085-0) para quem enviou a mensagem, e, assim, contribua para aumentar a relação sinal/ruído da Internet.


Escrito por Philipe às 12h12
[] [envie esta mensagem] []


10/12/2007

Você sabia? - Buran, o Ônibus Espacial Soviético

Você sabia que a finada União Soviética chegou a construir um ônibus espacial? Chamava-se Buran e não chegou a fazer uma missão de verdade. Como muita coisa na URSS/Rússia, o projeto foi abandonado por falta de recursos. O protótipo foi destruído em 2002, quando o teto do hangar em que estava guardado cedeu e caiu.

Ônibus Espacial Buran na base de lançamento - frame de vídeo

 


 

10 mil visitas no blog! Dia desses eu comento o que as pessoas procuram por aqui. As maior parte das procuras quem resultam em visita têm por tema pílulas anticoncepcionais de emergência, tudo isso por causa de um post despretensioso aqui.


Escrito por Philipe às 17h14
[] [envie esta mensagem] []



Da teoria à prática

Outro dia, no ônibus, uma senhora de idade puxou conversa comigo. Começou a falar sobre como havia sido a vida dela (típico, não?), das filhas delas e, não me dando muito espaço para responder ou comentar suas colocações, começou a me dar conselhos. Um deles era para ter cuidado com "moças que querem casar só por dinheiro, porque, com a crise de hoje em dia, todas querem é só se arrumar".

Hummm. De onde será que a senhora tirou a idéia de que estamos em crise (e eu digo 'crise' em sentido econômico)?

Pode ser que ela tenha uma média móvel na cabeça, e estivesse comparando o período 1967-1977 com o atual. Claro, isso é muito improvável. O fato, porém, é que o crescimento econômico (sempre ele!), embora ainda esteja relativamente baixo (relativamente em termos internacionais e históricos em relação ao próprio Brasil) não é típico de uma crise. Ora, crise foi o ocorreu em 1982 ou em 1990.

Me lembro de uma das minhas primeiras aulas de filosofia na faculdade, quando a professora nos ensinou uma espécie de kit básico para estudos na área. A professora disse que quase todas as sociedades (independentemente da época ou lugar) se consideram em crise, que os tempos passados haviam sido melhores. Ela, disse isso, ocorria mesmo em épocas de paz e prosperidade.

Lembro, também, daquilo que Bryan Caplan chama de de viés pessimista, a percepção que muitas pessoas têm de que as coisas estão sempre ruins e piorando, sem muita relação com o que, de fato acontece.

A moça do ônibus ajuda a não refutar as hipóteses acima aventadas... Mas ela não parecia especialmente pessimista, estava até bem animada, com uma enorme lata de doce de leite (sério, acho que deviam caber uns 15 litros de doce) aberta e vazia.

 


Escrito por Philipe às 16h55
[] [envie esta mensagem] []


09/12/2007

Você sabia que 'Steamboat Willie' não foi o primeiro desenho do Mickey Mouse?

Quer saber se um jornalzinho vai sobreviver ou não? Por exemplo, um jornalzinho de associação comunitária ou de uma escola?

Tive um insight ontem. Jornais com seções de "Você Sabia?" geralmente não vão para a frente. Ora, as pessoas querem fazer um jornal, mas não têm muito conteúdo. Como encher? Ora, coloque umas seções de "Você Sabia?". O problema não é a seção em si, acho, mas que a sua existência pode significar que os responsáveis pelo jornal não tem muito o que escrever, ou não têm muitas idéias sobre o que escrever, etc.

Eu já fiz um jornalzinho quando era pequeno, com seção de "Você Sabia". Durou uma edição e meia. =)

Acho que isso não vale para blogs. Blogs são muito mais fáceis de se escrever e distribuir. Assim, mesmo com o conteúdo mais rarefeito, dá para escrever alguma coisa. Seria o caso do humilde blog?


Escrito por Philipe às 08h20
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
 
 
       
   
Histórico

OUTROS SITES
    A garota 100% perfeita
  Tudo o que você sempre quis saber sobre a multa nos sushis que sobraram no rodízio... mas não tinha coragem de perguntar ao amigo economista
  E-book dos ditados populares
  Dilbert Blog (Scott Adams)
  Geek Press
  A Softer World
  Blog do Mankiw
  Publicidade Positiva
  De Gustibus Non Est Disputandum
  Temas em Economia
  xkcd
  Cracked
  Demography Matters
  Homo Econometricum
  Suspensão de Juízo
  Quatroventos
  phCastro
  Muçarela
  Todos os Links - Matizes Escondidos


VOTAÇÃO
    Dê uma nota para meu blog