Matizes Escondidos

20/01/2007

Um dia hipotético na vida de um nerd

Vocês conhece o MBTI? É um sistema de classificação de personalidades. Eu escrevi algo sobre aqui.

O legal é um texto que eu li há alguns anos e recomendo. Muito divertido. Eu me identifico com o protagonista e tenho certeza que muitos de vocês também se identificariam. Na classificação do MBTI, ele é INTJ, algo como quieto, perceptivo e pensador. O texto é o A Hypothetical Day of A Misanthropic INTJ Collegiate, e você o encontra em http://westwood.fortunecity.com/farhi/357/. Muito engraçado. Ou não, dependendo do ponto que identificação rolar.

You wish you could find the words to explain to her that you actually enjoy thinking more than talking, but you know she will not understand.


Escrito por Philipe às 15h50
[] [envie esta mensagem] []


19/01/2007

Ingrês!

Vocês conhecem o "engrish"?

Da wikipedia:

Engrish refers to the grammatically incorrect variation of English often found in East Asian countries. While the term may refer to spoken English, it is more often used to describe written English, for which problems are easier to identify and publicise. Engrish has been found on everything from poorly translated signs, menus, and instruction manuals to bizarrely worded advertisements and strange t-shirt slogans.

O site http://www.engrish.com possui muitos exemplos cômicos de engrish. Vale a pena conferir!

 


Escrito por Philipe às 15h00
[] [envie esta mensagem] []


18/01/2007

Nyet.

Um tempo atrás eu tinha destacado como os países ex-comunistas tinham taxas elevadas de suicídio. Uma outra faceta da demografia russa: em alguns anos, os russos étnicos poderão ser minoria na Rússia. http://blog.foreignpolicy.com/node/3108

Na verdade, quase toda a Europa oriental está implodindo demograficamente. Como será que as coisas estarão daqui a 20 anos?

Falando em implosão demográfica e Europa Oriental, um filme que recomendo sobremaneira para todos é o "Para sempre Lilya", (Lilya 4-ever), um exposição cáustica, ambientada na Estônia pós-soviética, de como as coisas podem dar errado.


Escrito por Philipe às 18h05
[] [envie esta mensagem] []



SAC

Voltando a um template simples, até resolver problemas com o novo.
Escrito por Philipe às 07h13
[] [envie esta mensagem] []


17/01/2007

Re-post

Todo mundo gostaria de ter algum poder, tipo x-men. Voar, levitar coisas com o poder da mente, etc.

Eu também.

Mas nem todo mundo sabe dos "pequenos poderes" cotidianos. Tipo olhar para o Sol e espirrar.

Isso já aconteceu com você? Sinceramente, espero que sim.

É muito legal. É só você estar com um pouco de vontade de espirrar e procurar uma fonte intensa de luz (como o Sol). A vontade se amplifica e... atchim!

Se você tiver esse "poder", raramente passará por uma das frustrações mais incapacitantes da experiência humana. Que é perder um espirro.

Da coleguinha "Marianna", do orkut:

"Esse fenômeno já foi estudado e o nome dele é photic sneeze reflex. quem sofre disso começa a espirrar quando se expõe a luzes fortes (como o sol) de forma abrupta. Os pesquisadores estimam que até 25% da população sofram disso. a maior parte dos afetados são caucasianos e o gene tem chance de 50% de ser propagado. Por isso que há varios casos na mesma família. Na minha por exemplo eu tenho, minhas irmãs, meu pai e alguns primos por parte de pai."

Você acha mais sobre isso aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Photic_sneeze_reflex

Da wikipedia: Research suggests that some people have an association between this nerve and the nerve that transmits visual impulses to the brain. Overstimulation of the optic nerve triggers the trigeminal nerve, and this causes the photic sneeze reflex.

Prof. Xavier ainda não viu nada.

PS: Não é o Sala-i-Martin. Mas fico orgulhoso por você ter se lembrado. =)


Escrito por Philipe às 20h24
[] [envie esta mensagem] []



Novo template

Pessoal, troquei o modelo do blog. Caso estejam com problemas de visualização ou com saudade do modelo antigo, manifestem-se! =)

O legal é que ele muda de acordo com a hora do dia. Ou era para mudar, pelo menos.


Escrito por Philipe às 16h34
[] [envie esta mensagem] []


16/01/2007

Mercator?

Achei um site interessante outro dia, com alguns mapas interessantes: http://ucatlas.ucsc.edu/. Além dos mapas propriamente ditos, há explicações sobre o que dizem os conceitos, os indicadores, as tendências, etc. Uma coisa que achei relavante é que eles usam a projeção de Peters nos mapas. Essa projeção dá lugar central aos países tropicais, geralmente os mais pobres.

Um exemplo de mapa legal é o fluxos comerciais. Lembrem-se: A África tem 890 milhões de habitantes, e o Japão tem 130 milhões...

Japão...

África. =(


Escrito por Philipe às 19h50
[] [envie esta mensagem] []



Blog-o-rama

Um blog altamente recomendável é o do sr. Afonso Henriques, da Fundação João Pinheiro, o Temas em Economia. O que acho legal em blogs é uma pessoa ler coisas e fazer um clipping do que acha mais relevante. É impossível ler tudo, mas a leitura de blogs relevantes aumenta a "superfície de contato" com a informação.

Ah, e em clipping, o blog De Gustibus é o campeão.


Escrito por Philipe às 19h13
[] [envie esta mensagem] []


15/01/2007

Latitude e IDH - Brasil

O que acontece quando você faz um diagrama de dispersão para o Brasil, relacionando latitude e IDH?

Relação Latitude e IDH - Brasil

De maneira geral, as cidades com IDH mais elevado tendem a estar mais para o sul do país. O triângulo vermelho, perto do IDH 0.85 e latitude -20, é BH.

Uma hipótese para explicar isso é a de que o clima e o tipo de colonização do sul do país giraram em torno de propriedades menores do que no resto do país, que viria a determinar uma menor concentração de renda, com impactos positivos posteriores para o crescimento. Já li sobre isso para o mundo em geral, mas ainda nada sobre o Brasil. Mas com certeza alguém já escreveu. Se alguém souber, me conte!

Se relacionarmos o índice de Gini (uma medida comum de desigualdade) com latitude, temos:

Dispersão altitude e IDH, Brasil

De qualquer forma, correlação não significa causalidade.

Gráficos feitos com o excelente Atlas do IDH.


Escrito por Philipe às 16h12
[] [envie esta mensagem] []



Re-post

Cinco sentidos




Hoje eu estava lendo a caixa de um enxaguatório bucal (medicamento mesmo, não é desses de supermercado) quando eu topei com algo que chamou minha atenção: "Pode ocorrer perda do paladar que, na maioria das vezes, retorna após a interrupção do uso do produto."

Perda do paladar que na maioria das vezes retorna? MAIORIA? E nas outras vezes?

Imagine só o menino chegando para a mãe:

-Manhê! Perdi o paladar!

Eu conheço uma mulher sem olfato. Mas sem paladar deve ser ainda pior.


Escrito por Philipe às 14h33
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
 
 
       
   
Histórico

OUTROS SITES
    A garota 100% perfeita
  Tudo o que você sempre quis saber sobre a multa nos sushis que sobraram no rodízio... mas não tinha coragem de perguntar ao amigo economista
  E-book dos ditados populares
  Dilbert Blog (Scott Adams)
  Geek Press
  A Softer World
  Blog do Mankiw
  Publicidade Positiva
  De Gustibus Non Est Disputandum
  Temas em Economia
  xkcd
  Cracked
  Demography Matters
  Homo Econometricum
  Suspensão de Juízo
  Quatroventos
  phCastro
  Muçarela
  Todos os Links - Matizes Escondidos


VOTAÇÃO
    Dê uma nota para meu blog