Matizes Escondidos

28/10/2006

Esquerda? Direita?

O Lula é de "esquerda" e o Alckmin é de "direita", não é?

Esquerda? Direita?

Zzz...

Essa é uma nomenclatura bem problemática. Colocar os posicionamentos políticos possíveis num continuum de uma dimensão é complicado.

Por exemplo, vejamos Hilter e Stalin. O discurso padrão é que Hitler era de "extrema direita" e Stalin era de "extrema esquerda".

Mas os valores políticos deles e de sues respectivos governos eram bem parecidos (para não falar das atrocidades): dirigismo estatal da economia e severas restrições à liberdade pessoal. Embora os seus governos não fossem iguais (óbvio), eram muito parecidos em linhas gerais. Mas chamam um de "extrema esquerda" e o outro de "extrema direita". Era de se esperar que fossem completamente opostos, não?

Sobre mais problemas com essa classificação, dê uma olhada em www.politopia.com

Uma classificação um pouco melhor é uma que abre duas dimensões: liberdade política e liberdade econômica... Daí podemos derivar uma classificação um pouquinho melhor.

Descubra a sua inclinação política em teste tipo "Contigo" http://www.self-gov.org/quiz.html

A minha:

 

 

 

 


Escrito por Philipe às 15h22
[] [envie esta mensagem] []



Sistemas caóticos

 A vida é, essencialmente, um sistema imprevisível.

O que isso quer dizer?

Se pegarmos um daqueles probleminhas clássicos de física (suponha um corpo de massa tal, ao qual é aplicado uma força, despreze atrito, etc) vamos ver que podemos prever com razoável certeza tudo que pode acontecer caso alteremos alguma variável. A bola vai cair aqui ou lá... Tudo certinho.

A coisa fica interessante quando pensamos em sistemas complexos... Por exemplo, se você sair de casa  um minuto mais tarde, provavelmente não vai chegar ao seu destino um minuto mais tarde. É grande a chance acontecer um imprevisto: você encontrar um amigo e ele lhe dar carona. Ou você atravessar a rua e ser atropelado e nunca chegar.A essência é essa: a vida é um fenômeno muito complexo, tão mais quanto maior o tempo e as pessoas envolvidas.

Essa é uma das razões porque o planejamento pessoal de longo prazo é tão problemático... Pensar num horizonte de 5, 10 anos, quando nem sabemos como vamos estar daqui a uma semana... Nossa habilidade cognitiva é limitada demais para perceber o presente, e se pouco conhecemos o presente, dificilmente podemos prever o futuro.

Claro, isso é não é uma incitação à irresponsabilidade. Mas achar que podemos saber com precisão como estaremos daqui a alguns ano... Isso acho pretensão demais.

Esse post é a parte chata do post de amanhã.


Escrito por Philipe às 15h03
[] [envie esta mensagem] []


27/10/2006

Segredos


Um site muito interessante é o www.postsecret.blogspot.com

Funciona assim: as pessoas escrevem seus segredos em cartões postais, mandam para o administrador do site, que os digitaliza e disponibiliza online. Não deixem de conferir, é realmente imperdível.

Alguns segredos são simplesmente impressionantes.

Não deixem de conferir, ok?: www.postsecret.blogspot.com

Escrito por Philipe às 11h43
[] [envie esta mensagem] []


25/10/2006

Sobre a maturidade

Esse blog começou com uma finalidade, a qual foi alcançada, embora um pouco cedo demais. Assim, declaro-o maduro. Isso sigfinica maior liberdade de assuntos.

Dentro dessa finalidade, aceitam-se guest posts. Se você tem uma idéia sobre algum post interessante que que gostaria de ver publicado nesse humilde espaço, mande me um email: philipe.marques (arroba) gmail (ponto) com -> Escrever o email com @ na internet é fria, pois há programas especializados em catar emails para enviar spam...

Os requisitos:

1.Não ter muitos erros de português;

2. Ser educado;

3. Ser "bom". Como "bom' é um conceito indeterminado, dá ao falante uma discricionariedade muito interessante. =)


Escrito por Philipe às 07h28
[] [envie esta mensagem] []



Sobre loja

Estava folheando a lista telefônica de BH há pouco e uma coisa me chamou a atenção: uma loja de eletrodomésticos chamada "Aba". ABA??? Se fosse uma chapelaria, tudo bem. Mas uma loja de eletrodomésticos? "Aba" não tem a ver com fogão e geladeira.

A explicação na qual consegui pensar: eles colocaram esse nome para aparecer no topo da lista de lojas de eletrodomésticos e assim, se tornarem mais visíveis. E conseguiram, porque eu vi. =)

Aba Recuperadora de Eletrodomésticos 404 Icaraí 3464-9861

 


Escrito por Philipe às 07h16
[] [envie esta mensagem] []


24/10/2006

Par perfeito

Você já olhou um estranho e achou que ele era seu par perfeito?

One beautiful April morning, on a narrow side street in Tokyo's fashionable Harujuku neighborhood, I walked past the 100% perfect girl.

Não deixem de ler essa bela crônica, ok? http://www.mat.upm.es/~jcm/murakami-perfect.html

Ai, ai.

Não deixem de ler.

 


Escrito por Philipe às 15h02
[] [envie esta mensagem] []


23/10/2006

Tons ocultos

A vida é um sistema muito complexo... Muitas pessoas, muitas coisas, muitas interações.

Logo, há muitas coisas que não percebemos.

Por exemplo, a vida é cheia de pequenos milagres e pequenas tragédias que quase ninguém vê... Quase ninguém ou ninguém.

Minha pequena tragédia de hoje: a minha faculdade fica numa alameda. Alameda vem de álamo, uma árvore. Alamedas são, assim, ruas arborizadas, ainda que nem sempre por álamos, lógico. Pois é... Hoje estavam cortando uma árvore na esquina. Árvores destroem muros e encanamentos... Mas, pelo tamanho da árvore cortada, ela devia ter uns 25 anos. 25 anos. Mais velha que eu. O tronco era coberto de musgo, verde, úmido e escuro, bom de passar a mão... Mas ela não existe mais.

Meus pequenos milagres: Hoje tinha um gato safado no lado de fora do Palácio das Artes. Se você não sabe o que é um gato safado, clique aqui. Eu estava parado e gato também, olhando para mim. Quando eu mexia a cabeça, o gato miava com sofreguidão. Podia chegar mais perto ou me afastar que o gato nada fazia. Mas se eu mexesse a cabeça, ele miava. Fizemos isso umas cinco vezes. Detalhe: o gato tinha um buraco na orelha, tipo os gatos de desenho. Ê, gato safado..

Outro pequeno milagre: eu estava com um problema com o qual não sabia como me livrar. Insolvível por minha capacidade. Eis, que hoje, não mais que de repente, sem que eu nada faça, o problema se soluciona. Como maná que cai dos céus. Ou, como diriam os cientistas lúgubres: uma resposta exógena ao modelo. Isso tem um nome: deus ex machina ou "fantasma na máquina". Mas não vou estender o argumento, ele merece um post próprio.


Escrito por Philipe às 20h09
[] [envie esta mensagem] []



Ordem do Dia

Vocês conhecem a Galeria da Praça Sete?

É um espaço bem legal no centro de BH... É freqüentada por diversas "tribos" diferentes...

Um deles é o dos roqueiros. A galeria da Praça Sete também é chamada de Galeria do Rock. É um ponto de encontro de músicos, apreciadores e, lógico, lojistas.

Costuma-se dar o nome de cluster para esse tipo de lugar: um espaço organizado em torno de um "motivo".

Embora possamos ter esse fenômeno geográfico, essa auto seleção (formação de bolsões) é um fenômeno mais amplo:a formação de grupos homogêneos e fechados a partir de uma dado conjunto inicial muito variado. Podemos enxergar isso na ciência política, na economia, na formação de bairros, etc. Semelhante atrai semelhante.

Vocês podem ver: geralmente os nerds andam junto, as pattys são amigas, a galera do futebol bebe junta...

Os pobres moram num bairro e os ricos, no outro, mesmo quando o valor do terreno não é muito diferente.

Mesmo que você tenha um grupo inicial bem diverso, um processo de autoseleção é muito comum. Você começa a faculdade tentando conversar com todo mundo. Logo você percebe quem tem os mesmos valores, as mesmas afinidades. E daí os grupos vão amadurecendo, se consolidando. Mesmo que você comece com um grupo bem heterogêneo, semelhante atrai semelhante.

Sinceramente, muita vezes é bom que seja assim. "Em sociedades e coisas tais... Junte-se sempre aos seus iguais".

Quando um fator externo aproxima os grupos, os resultados podem ser dramáticos...

PS: Foto por Rafael Almeida, aka Cabelo

PS2: Para quem quer ler algo sério a respeito, dêem uma lida aqui. Aqui também: http://www.econ.iastate.edu/tesfatsi/demos/schelling/schellhp.htm 


Escrito por Philipe às 13h43
[] [envie esta mensagem] []


22/10/2006

Um réquiem para um blog

 Como já disse, o destino natural de um blog é o esquecimento.

Mesmo assim, fiquei triste com o fim do www.santaputa.blogspot.com . Esse era um espaçozinho bem legal, escrito por uma mulher (que depois se revela prostituta) que versa com mestria sobre muitos assuntos, de cultura clássica ao cotidiano da profissão mais antiga. 

"Minha juventude oscilava entre as arruaças e os textos latinos de Sêneca; Cícero; Plínio, o velho; Virgílio, Horácio, etc. Todos esse textos encheram nossas almas de exemplos de virtude, na qual Catão figurava entre os maiores. Todavia, devo confessar, que também lia, às escondidas, as picantes poesias Catulo e os desconcertantes e maliciosos epigramas de Juvenal.

Foi nesse ambiente que eu cresci e formei meu espírito. Era uma menina como qualquer outra, de saia vermelha e os joelhos machucados de tanto se ajoelhar no milho em sinal de penitência e no áspero solo de construções -mas neste caso a dor joelhos era compensada e superada pelo prazer daquilo que me entrava por trás. De todo modo, o que importa é que por muito tempo essas duas almas se digladiaram dentro de mim como também das demais meninas do colégio. Líamos a Bíblia pela manhã e dávamos a bunda pela parte da tarde. Todo lugar era lugar para para o esfrega-esgrega: no banheiro da escola, na moita, atrás da Igreja, nas construções. O uso da saia muito contribuiu a estas práticas."

Vale a pena lê-lo, resgatar os posts antigos, ver que alguém separou seu tempo escrevendo coisas legais sem saber se alguém leria.  

Aliás, escrevi mestria aí em cima sabendo que é sinônimo de maestria. É engraçado como criamos afinidade por um significante (palavra, som), independente do significado (conceito). Foi como quando eu vi "camionete" outro dia. Ora. Ora. Camionete. Foi como se meu mundo perdesse um pouco de substância. Sempre achei que fosse "caminhonete", tipo "caminhão" e não "camião". Depois eu descobri que existem as duas formas. Ah, bom.


Escrito por Philipe às 11h43
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
 
 
       
   
Histórico

OUTROS SITES
    A garota 100% perfeita
  Tudo o que você sempre quis saber sobre a multa nos sushis que sobraram no rodízio... mas não tinha coragem de perguntar ao amigo economista
  E-book dos ditados populares
  Dilbert Blog (Scott Adams)
  Geek Press
  A Softer World
  Blog do Mankiw
  Publicidade Positiva
  De Gustibus Non Est Disputandum
  Temas em Economia
  xkcd
  Cracked
  Demography Matters
  Homo Econometricum
  Suspensão de Juízo
  Quatroventos
  phCastro
  Muçarela
  Todos os Links - Matizes Escondidos


VOTAÇÃO
    Dê uma nota para meu blog